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8 dicas essenciais para um Book Trailer


Se você tem um texto publicado em livro, de papel ou em meio digital, o book trailer é um recurso que permite atrair leitores com uma amostra do que você escreveu de forma dinâmica e visualmente atrativa.
Alguns pontos importantes para criar e produzir um book trailer efetivo:

1 - O Visual de um Book Trailer é como a capa de um livro, precisa ser chamativa e dar uma ideia do que virá dentro do livro.

2 - A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágil. Selecione poucas palavras ou frases e algumas imagens. Uma boa música ou sonoplastia também ajuda a criar o ambiente.

3 - Na criação e produção é importante achar o tom certo do vídeo.  Imagens em movimento pedem sincronia e equilíbrio de todos os elementos. A informação deve ser concisa e direta, com um tempo e corte ágil.

4 -  Objetividade é fundamental para divulgar um produto/criação.  Quanto mais direta e eficiente a mensagem, melhor.

Existem muitas técnicas e recursos para produzir um vídeo deste tipo, com variados orçamentos.  Para fazer um bom book trailer, contrate empresas ou profissionais que saibam entender o que você quer e o que será mais indicado no seu caso (o que podem ser coisas distintas).

Na dúvida, opte pela simplicidade. Mas faça, e passe a uma etapa fundamental, saber divulgar:

5 - Não basta ter um bom vídeo pronto. É preciso colocá-lo nos pontos certos e divulgá-lo, seguindo uma estratégia que defina para quais públicos é importante atingir.  Formadores de opinião, revistas especializadas, blogs temáticos, eventos relacionados e outros canais.

6 - É preciso estimular também a interação, fazendo com que outras pessoas se envolvam e compartilhem. Acompanhar e responder os comentários, procurar canais importantes de mídia, gerar diálogo e troca de ideias.

7 - Use palavras-chave e tags para indexar seu vídeo.  Crie frases e chamadas de impacto. Imagens e capturas de fotogramas também podem trazer novas visitas.

8 - Saiba avaliar o resultado. Quem viu, como viu, de onde veio, opiniões, repercussões e avaliação. Não tenha medo de questionar suas ações e decisões, e se for o caso ajuste sua estratégia de comunicação.
Ser tudo correr bem e atingir suas expectativas, pense em fazer mais vídeos. Um book trailer pode até gerar um canal do assunto e vários outros vídeos. Depoimentos, bastidores, entrevistas, outras versões do mesmo tema.

Podemos e devemos exercitar a nossa criatividade.  Na web temos a vantagem de que tudo pode ser mudado e aperfeiçoado. Use isso a seu favor.

Confira um exemplo de book trailer criado e produzido pela Fazer Comunicação:


A cigarra from Teresa Moraes e Roberto Tostes on Vimeo.

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