Pular para o conteúdo principal

Por Que Precisamos Ler Mais?


Livros só existem em função de um possível leitor. Até hoje foi a maneira mais criativa e duradoura que inventamos de guardar palavras e ideias através do tempo.
Por isso em qualquer época, eles podem trazer soluções e conhecimento para vermos as coisas de forma diferente ou tentarmos mudar algo.
Seguem alguns motivos para estarmos sempre com algo em mãos para leitura :

1) Livros sempre nos induzem a algum tipo de reflexão.
Eles nos ajudam a abrir a mente e descobri coisas novas. Aprender nunca é tarde, nem pouco. Existem títulos para todo tipo de estilo, gosto e público.

2) Ninguém é obrigado a gostar de um livro.
Nunca se sinta obrigado a ler um livro até o fim se não está apreciando. Tente outro tema, estilo ou autor, descubra o seu gosto. Peça dicas a amigos ou conhecidos. Alguns sempre ficam na nossa memória e a maioria das pessoas gosta de compartilhá-los de alguma forma.

3) A chance de estudar aquilo que você sempre quis.
A velocidade das coisas faz com que seja necessário estar cada vez mais bem informado e se atualizar constantemente sobre um determinado assunto. Você não precisa de faculdade ou de um diploma para dominar um assunto que sempre te atraiu. Arregace as mangas e vá fundo, livros de especialistas na área serão sempre o melhor caminho.

4) Desistiu de procurar o que você realmente gostaria de ler?
Por que não escreve algo, então? Enfrente seus fantasmas, desenterre seus esqueletos, duvide de si mesmo, solte a imaginação, enfrente seus medos. O começar é sempre mais difícil, depois as palavras virão de qualquer forma. Quanto mais se quer escrever mais vê o quanto é importante ler.

5) Não consegue ler nada muito longo na internet?
Então desconecte e vá ler um livro. Não precisa ser novo, pode ser emprestado ser presente de alguém ou mesmo de uma biblioteca. Ao contrário da internet, onde tudo fica para trás ou se apaga em meio a toneladas de informação, bons livros a gente tem vontade de reler, sempre. E ainda assim, consegue descobrir coisas novas.


Não importa o momento ou época, alguns livros sempre terão a capacidade de parar nosso tempo.
Basta um lugar confortável, poltrona, cama, rede, sofá, e o piscar de uma folha que vira na nossa frente (em papel ou digital) para descobrir e viver novos mundos.

Palavras sempre fizeram bem ao nosso coração.
Elas nos acalentam e nos transformam, entre o sonho e a realidade, em algo sempre melhor.
Boa leitura!

@robertotostes



imagem:

https://www.flickr.com/photos/ozyman/443545349

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como