Mega eventos como o Oscar 2014 mostram que cenas de investimento milionário em produção, vestidos, cenários e propagandas podem perder o destaque do show para ações simples e diretas.
Podemos resumir a mega festa que atinge todo o planeta pela boa combinação da apresentadora, Ellen, de um smartphone (patrocinador indireto e intruso na cena real) e do Twitter.
Com sua simpatia e simplicidade de comunicação, Ellen DeGeneres tirou fotos de si e dos convidados enquanto apresentava a cerimônia. A melhor de todas foi quando chamou um grupo de atores próximos e fez uma rápida e espontânea imagem no estilo “selfie”.
Para completar brincou com o público, desafiando-o a tornar sua foto, que tuitou na hora, a ser recorde de RTs. O acesso foi tão grande que o twitter baleou durante alguns minutos até voltar a funcionar. A apresentadora ganhou milhares de novos seguidores e a tuitada atingiu o recorde de mais 2,5 milhões de RTs.
No dia seguinte não se fala em outra coisa. O que mostra que em comunicação e marketing tudo se resume a duas coisas apenas, pessoas e emoções.
Ganha o twitter, mostrando a forçao de uma rede de poucas palavras, ganha o smartphone, mostrando-se parte do cotidiano de qualquer um, e ganham as pessoas, que estão por aqui de propagandas convencionais, querendo outro tipo de comunicação de marcas, empresase instituições.
+Roberto Tostes
@robertotostes