Pular para o conteúdo principal

Criar nos surpreende


O melhor texto ou ideia é aquele que nos surpreende, pelo qual não estávamos esperando, e que surge de repente, do nada.

Não importa se levaram dias ou meses, mas ao voltar a escrever de novo, a sensação de fazer e produzir algo é muito boa. Quanto mais inesperado, melhor.  

Um texto é um certo tipo de abrigo, algo que construímos para guardar coisas. Elas podem  vir de uma emoção, de uma lembrança, de um devaneio ou esperança. De algo que vimos ou de um vazio ou angústia que nos invadiu em algum momento.

Ele será sempre um espaço de criação único e intenso. Ver as palavras, frases e ideias fluindo numa explosão nos faz sentir mais vivos, mais presentes.

Esta necessidade de dizer algo a outra pessoa ou para nós mesmos é tudo que importa neste momento. 
Mesmo que a gente não conheça quem vai nos ler ou decifrar. Se ela e outros esbarrarem neste texto em algum canto ou lugar e perceberem pelo menos a intenção de quem disse e sentir parte de sua emoção naquele momento, então a função primordial de comunicação e mensagem já estará cumprida.

Esta sensação de criar e fazer é na  verdade algo muito mais simples do que imaginamos.  Assim como a de um músico tocando seu instrumento e escolhendo notas, do pintor mexendo um pincel na tela, de um  escultor achando o caminho da figura em uma pedra ou metal ou do barro se moldando numa forma pelas mãos.

A arte nasceu para ser simples e não complexa. Somos todos criadores e criaturas, personagens e atores da nossa própria história.

Neste momento que produzimos algo, transcendemos um pouco nosso ser e de certa forma encontramos um grande vazio, mas é nesse mesmo vácuo que passamos a ser algo mais, além do limite, das bordas, dos precipícios, dos estereótipos em que nos enquadraram ou na armadilha dos nossos medos.

Quanto mais longe e para fora de nossas realidades nos arriscarmos, mais humanos e perto de alguma verdade estaremos.

Escrever é arriscar sempre.  Seja na ficção, em blogs, artigos, diários, mensagens,  de alguma forma promovemos um encontro  às cegas com algo nosso profundo , interno, bruto, intenso..
A escrita é a janela que nos tira de dentro e que nos transforma em algo melhor e visível lá fora.
Para escrever nunca foi necessário hora marcada e nem mesmo inspiração.
   
Inesperadamente, com dor ou prazer, sempre estaremos prontos para um novo texto.
Escrevendo ou não, as palavras novamente chegarão, independente de nossa vontade.

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como