Pular para o conteúdo principal

Sua Marca Pessoal Não Tem Preço


Em época de bilhões de pessoas e trilhões de informações e em velocidade cada vez maior, como conseguir deixar um  sinal pessoal de sua existência e de suas ideias na web?

O primeiro passo é saber quem você é. E fazer de seu nome, uma marca. Criar uma assinatura pessoal é fundamental para ser reconhecido e identificado por seu trabalho, carreira, projetos ou coisas feitas por você.

Seja empreendedor ou empresário, empregado ou autônomo, profissional, artista, artesão, qualquer pessoa precisa de uma identidade única. 

Construir esta marca pessoal é fundamental para ter certeza de que seu trabalho seja reconhecido e valorizado.
Seguem algumas dicas para criar e consolidar essa identidade digital:

Seu nome é sua melhor identidade.
Aquilo que você escolher como assinatura  pode ficar associado a você para sempre. Nome real ou pseudônimo, faça uma única escolha e não mude mais. Em tempos digitais ter que alterar algo significa recomeçar tudo ou perder um significativo tempo.

Trabalho lento e a longo prazo.
A não ser que você seja ou se torne uma celebridade ou alguém famoso, sua reputação será resultado de muito esforço. Um pouco de guerrilha, de insistência, de constância. Pra conhecer e ser conhecido, é preciso tempo e esforço. A curto prazo não se consegue algo duradouro.  

Seu cartão de visita é você.
Muito mais do que o cartão que você entrega, e-mail ou celular, vale sua apresentação e postura. Como você reage, olha e se comporta. O olho no olho faz a primeira impressão e como você se comporta e se comunica vai definir um perfil de personalidade. Nada substitui este contato pessoal. 

Conexões e valor.
Por mais ampla e diversificada que você consiga tornar sua cadeia de contatos, profissionais ou pessoais, seguidores e leitores, saiba que ela é virtual e não real.
Mesmo no mundo on line, filtre e selecione  aqueles que dialogam com você no mesmo nível, trocando informações e interagindo de forma positiva.
Sua rede mais confiável será sempre formada pelas pessoas mais próximas,  com quem você fala ou tem contato diretamente.

Seu conteúdo, sua verdade.
Mais do que nunca você é o que diz, escreve, o que lê, o que comenta e divulga. Seja uma frase, texto, foto, vídeo ou texto na web as coisas perduram e você pode se arrepender de alguma atitude impensada. Como sua própria vida  e suas atitudes, seu contéudo é de sua responsabilidade. Procure também o equilíbrio entre pessoal e profissional. 

Foco e energia.
Dúvidas e imprevistos sempre surgem mas nesta longa jornada tem vantagem quem sabe o que quer e consegue se manter no trilho. Concentre o foco naquilo que você realmente gosta ou sabe. Outros caminhos sempre existem dentro dos próprios caminhos, mas o pior é adiar escolhas ou não decidir.


Siga seus próprios ideais.
Nunca esqueça daqueles ideais e sonhos que ficaram para trás mas que definiram e ainda mostram quem você é.
Eles podem ser a melhor referência nas horas de desespero, desânimo e vazio existencial. Ser fiel a si mesmo é também reconhecer erros,  se autocriticar , saber recomeçar e evoluir.


Faça da sua identidade e marca o que você quer fazer de sua vida.

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como