Falamos de qualidade de vida e acabamos aceitando tanta coisa que às vezes o contraste nos dá um choque.
Tive a oportunidade de viajar para uma cidade do sul do Brasil por alguns dias e acabei constatando como pequenos detalhes podem fazer grande diferença, mesmo em nosso país. São exemplos simples de uma lição de marketing e cidadania:
- Descobrir uma cidade sem engarrafamentos e sem barulho excessivo nas ruas.
- Andar pelas calçadas e ver os carros pararem espontaneamente na faixa de pedestres sem a necessidade de sinal;
- Olhar para os lados e só ver ambientes limpos, ruas bem asfaltadas e sinalizadas;
- Ver ambientes com adaptação para pessoas com deficiência;
- Ser muito bem atendido nas maioria dos lugares com simpatia e atenção sem sentir a insistência em comprar ou consumir;
- Caminhar tranquilo nas ruas sem se preocupar com segurança;
- Não ver grandes níveis de diferença social;
- Encontrar banheiros públicos disponíveis e limpos;
- Encontrar ofertas de transporte gratuito de turistas para lojas , restaurantes e passeios;
- Perceber a preocupação com meio e ambiente e sustentabilidade de forma simples e prática.
- De forma geral ser valorizado como turista.
Enfim, dá para concluir que não precisamos necessariamente sair do país para encontrar um padrão de “primeiro mundo”.
Nem importa tanto o nome da cidade, pois certamente alguns municípios de outras regiões podem se enquadrar na maioria destes itens.
O que vale aqui incentivar é a atenção à pessoa humana, ao turista, a valorização de uma cidade, sua cultura e história.
São municípios e regiões que sabem se divulgar usando a melhor forma de comunicação, pessoas e o bom atendimento.
Cidades pequenas com simplicidade podem nos ensinar muito sobre marketing, simplicidade e qualidade de vida.