Na web nada acontece à toa. Existem estratégias importantes para você conseguir mostrar suas ideias e ser visto, comentado e divulgado.
Uma apresentação ou slideshow tem um formato de tela que nos remete a vídeo e cinema. É a melhor forma de apresentar projetos, propostas e conquistar clientes com recursos audiovisuais e movimento.
Seguem algumas dicas para você preparar, divulgar seu material e conseguir o melhor retorno possível:
1) Conteúdo
Tudo começa com uma boa ideia. Boas criações podem vir de qualquer lugar, de uma frase, imagem, texto, livro ou até de estatísticas. Pesquisar bem dá força à sua criação em informação e originalidade.
2) Simplicidade
Ser simples, direto e objetivo facilita a comunicação. Ninguém gosta de muito texto em um slide ou apresentações longas. Reduza a informação ao que for mais importante, citando sempre suas fontes e referências.
3) Forma.
O aspecto visual é fundamental. O público está cada vez mais exigente em forma, conteúdo e efeitos. Estabeleça um padrão visual no uso de fontes, figuras e imagens. O bom design reúne textos e imagens de forma equilibrada.
4) Oportunidade
Procure assuntos atuais, de interesse das pessoas. Você pode até pegar um tema batido e mostrar uma nova visão da coisa. Um bom título e as palavras chaves certas vão otimizar as pesquisas do Google e de outros buscadores, trazendo público de fora de suas redes e contatos.
5) Envolvimento
Teste a força de sua criação com amigos, colegas, pequenos públicos. Toda apresentação deve ser atraente como uma boa história, com envolvimento, surpresa ou humor capaz de prender a atenção. Não esqueça que tudo aquilo que apreciamos sentimos vontade de compartilhar com os outros.
6) Canal certo
Use uma rede já existente como o Slideshare para colocar seu material. Cadastre-se, interaja nesta rede e troque informações. Você pode pegar boas dicas de outras apresentações que fizeram sucesso e pesquisar se existem ideias semelhantes à sua.
7) Divulgação
Ao lançar seu produto final, tenha um bom resumo para divulgar ou uma boa chamada. Personalize o uso para cada ferramenta:
No Twitter - use pouco texto com frases curtas e fortes para trazer visitantes e ter mais RTs (retuitadas);
No Facebook e Google+ - fique atento aos comentários e veja quem compartilhou e curtiu;
Em um Blog ou Site - faça a inserção da apresentação (via Slideshare) e use o espaço para acrescentar um título ou um texto explicativo;
No Linkedin – coloque a apresentação nos grupos de interesse ou divulgue para algumas conexões selecionadas;
Por e-mail - procure dar um caráter pessoal na mensagem para não parecer spam.
Em todas estas redes, agradeça qualquer citação, responda a todos os comentários, incentive o diálogo e troca de ideias.
Esta é a hora certa para ampliar sua rede e fazer novos contatos, amigos, profissionais ou de interesse comum.
8) Avalie o retorno.
Saiba medir de forma crítica o que esperava e o que obteve de audência.
Ë imprescindível analisar as fontes de origem das visitas (pelo slideshare, estatísticas do blog, site ou google analytics).
Use estes dados para avaliar seus resultados e melhorar sua estratégia.
Se o sucesso for grande é importante saber também o que provocou tantas vistas e visualizações.
De qualquer forma o importante é continuar o trabalho. Continue pesquisando, refazendo, trocando ideias.
Nada substitui a persistência e a vontade de continuar produzindo.
Esta é a melhor forma de ter sucesso!
publicado também no pontomarketing