Pular para o conteúdo principal

FIXAÇÃO EM PRODUTIVIDADE PODE ATRAPALHAR SUA CARREIRA


Algumas coisas boas que encontramos na web merecem ser compartilhadas. Este texto é uma tradução de um artigo de Chrissy Scivicque publicado no site http://www.dumblittleman.com. Dá ótimas dicas sobre multitarefas e a obsessão pela produtividade. Confiram o texto:

Confissão: Eu sou viciada em produtividade. Eu amo a mentalidade do “ fazer mais com menos”. Não existe nenhuma técnica de gerenciamento do tempo que eu não tenha testado.

Mas, como uma especialista em carreiras profissionais, eu vi muitos casos onde a paixão pela produtividade tornou-se na realidade um obstáculo ao sucesso profissional.

Que quero dizer com isso? Bem, ser produtivo é obviamente uma coisa boa. Nós todos precisamos de executar coisas.

Mas uma maior ênfase em fazer pode às vezes causar problemas de execução no mundo profissional.
Para ajudá-lo à entender o que quero dizer e descobrir se sua paixão por produtividade está machucando sua carreira, dê uma olhada nas afirmações abaixo. Alguma delas parece real à você ? Se sim, é hora de focar em fazer menos – e avaliar melhor.

Você está dividindo sua atenção.
Ser uma pessoa multitarefa parece uma grande coisa na teoria mas simplesmente não funciona realmente. Quando tentamos dividir nossa atenção entre tarefas, uma – ou até mesmo duas certamente sofrerão.

Quando somos multitarefa no trabalho, acabamos cometendo erros que invariavelmente terão que ser reparados. Isso significa sugar seu tempo e também uma representação pobre de suas aptidões. O profissional Multitarefa pode também ser extremamente rude. As pessoas se sentem desrespeitadas porque você não está dando à elas - ou ao trabalho – a devida atenção.

O que melhor reflete ser uma pessoa afiada no ambiente de trabalho é a concentração. Melhore sua capacidade de focar na tarefa em questão e então levemente transite a concentração por inteira para a próxima tarefa. Evite a tentação à multitarefa e aprenda a se engajar totalmente ao momento.

Você está com pressa.
O mantra do “vai, vai, vai” das atuais corporações mantém os profissionais num estado permanente de urgência. Com uma sempre crescente lista do que fazer, eles se sentem pressionados à constantemente apressar um trabalho para rapidamente passar à próxima tarefa. Neste processo, erros descuidados acontecem. Esta mentalidade também contribui para grande quantidade de estresse, os quais podem acabar prejudicando suas relações profissionais e até mesmo sua reputação.

Nunca sacrifique precisão e bom trabalho por velocidade. Agir rapidamente não significa produtividade. Fazer com mais pressa aumenta o potencial para problemas. Desacelere. Se pacifique. Dê mais atenção à suas ações.

Você esta focando em quantidade sobrepondo a qualidade.
Frequentemente, viciados em produtividade caem na mentalidade do “mais é melhor”. Quanto mais você faz, mais sucesso vai ter. Quanto mais você faz mais você consegue. Entretanto, não é sempre este o caso.
Produtividade não quer dizer fazer tudo. Quer dizer fazer bem as tarefas. Não é trabalhar o tempo todo; é saber usar seu tempo de trabalho de forma inteligente.

É muito melhor completar apenas poucos itens importantes da sua lista ao invés de toneladas de outros sem importância. Melhor realmente trabalhar produtivamente por um curto período de tempo do que semi-produtivamente por um longo período de tempo. No ambiente de trabalho, é sempre mais inteligente focar mais na qualidade do que na quantidade.

Você está fazendo demais.
Os viciados em produtividade como eu são perfeitos na questão morder mais do que se pode mastigar. Mas sistemas e técnicas de gerenciamento de tempo não te ajudarão se você mesmo não se ajudar. Diga “não” de vez em quando. Imponha limites. Estabeleça objetivos reais. Pare de aceitar mais e mais trabalho só porque você que provar que é produtivo. Nós entendemos.

Já vi várias ocasiões em que: Pegar muitas tarefas inevitavelmente acaba levando à ansiedade, ao estresse, perder metas e cometer erros. É simplesmente a pólvora para detonar e perpetuar o ciclo negativo da produtividade. Apague este ciclo.

Use a sua paixão por produtividade no seu ambiente de trabalho para o bem e não para o mal. Tenha o controle para que você acidentalmente não encaminhe sua carreira profissional ladeira abaixo como aconteceu com outros profissionais.

Texto original:
Site da autora Chrissy Scivicque
Tradução de Maria Teresa Moraes - @madamoraes

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como