Pular para o conteúdo principal

USE A CRIATIVIDADE NO DIA A DIA


Os grandes momentos criativos são bons, mas são poucos, talvez rápidos e difíceis de repetir. Estudiosos analisam inspirações e insights e traçam teorias enormes sobre  aqueles estalos que mudaram vidas e  personalidades de artistas de várias áreas.

Mas talvez o verdadeiro toque criativo esteja na maneira que encaramos nossa “dura” realidade diária.  Ou seja, falamos aqui da rotina dos milhões de seres comuns que formigam pelas ruas.

Nós que trabalhamos com comunicação então deveríamos pensar no valor destes pequenos gestos do cotidiano. Dar um bom dia, brincar um pouco mesmo que se perca tempo, reconhecer o valor dos outros, estranhos ou conhecidos.  Ser educado por prazer e não obrigação. Inventar ou arriscar coisas incomuns, mas humanas, gerar gentileza.

A criatividade deveria efetivamente ser principalmente aplicada nestes gestos e atos que repetimos tantas vezes que não dos damos conta do que estamos fazendo. Neste caso, clientes são todas as pessoas do mundo, assim como equipe de trabalho pode também ser qualquer um que você bata um papo, mesmo um desconhecido na rua.

Se está numa fila qualquer, porque não puxar assunto com um estranho(a)? Conte uma história para uma criança, mesmo que você invente tudo. Está irritado, então se force a pensar em algo realmente engraçado e fazer também alguém rir.

Reclamamos tanto da vida, dos outros, do tempo, do trânsito, da chuva. E o que fazemos para quebrar este gelo e tentar virar o jogo? Quando todos estão felizes é mais fácil entrar no jogo.

A famosa pausa para um cafezinho, o que é se não um mero momento de descontração ritualizada pelo brasileiro?  Mesmo durando poucos minutos mas certamente pode ser considerada cena certa nos melhores momentos e papos do dia. Que o digam o pessoal que até café virtual toma no @ClubeDoCafeMKT

Portanto, que tal tirar a criatividade da prancheta, das telas, dos tablets, smartphones e usá-la um pouco ao ar livre de forma inesperada? Procuramos tanto a tal da inspiração e enquanto isso a respiração é quem nos mantém vivos, minuto a minuto.

Portanto, meus amigos, respirem fundo, mudem um segundo, mudem um minuto de suas vidas com criatividade (vale tudo que engane seu velho e desgastado modus operandi:  abrace um amigo, beije sua mãe, chore na novela, caia de roupa no mar, cante no elevador, jogue bola com os garotos do sinal, declare seu amor de novo para ele(a), escreva  um bilhete pra você daqui a dez anos e esconda, revolucione suas relações, adote um cachorro ou gato perdido, enfim qualquer coisa que efetivamente quebre a rotina, a vidraça, e abra novas paisagens para sua mente e coração.

Pode não vir nenhuma ideia nova disso mas o vento que vier disso certamente vai dar um pequeno sopro de vida.

@robertotostes
publicado também na PontoMkt

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como