Pular para o conteúdo principal

E SE VOCÊ FOSSE UM INFOGRÁFICO?


Todo mundo sabe que querendo ou não vai passar praticamente um 1/3 da vida sobre um travesseiro. E o restante do tempo, o que você tem feito com isso?

Afinal são milhares de anos de evolução da espécie desde o tempo das cavernas e temos que ter alguma responsabilidade com o planeta e a existência.

Este teste vale como um check up infográfico instantâneo dos seres urbanos que povoam nossas cidades. Considere bem o que tem feito de sua vida ultimamente e veja em qual dos perfis abaixo você se encaixa e seu respectivo diagnóstico cinematográfico:

HOMMO ERECTUS OU FEMME ENAMORABILIS


Ok, vocês tem um papel fundamental na preservação da espécie, sem contar no financiamento das escolas particulares e na indústria de fraldas e festas infantis. Mas gente, vamos maneirar um pouco nos hormônios e pensar em coisas mais existenciais ou filosóficas. Não é penso, logo tomo um susto. Invistam um pouco em seu intelecto e vejam que boas coisas podem sair disso. Que tal trocar Sex and the City por qualquer Woody Allen, mesmo que você corra o risco de virar um noivo neurótico ou noiva nervosa. Vale a pena.

HOMMO MAURICINHUS OU FEMME FASHION



Tudo é uma questão de estilo. A roupa, o visual, o cabelo, até a atitude. Vocês atuam frente a um grande espelho universal. Tudo é olhar e pose. Mais do que a moral vale a estética e o cuidado com as aparências para o evento da moda. Parado aí! Melhor se enturmar com a nova realidade e chegar junto do povão. Que tal encarar umas tarefas básicas tipo uma pia cheia de louça suja, varrer o chão ou dar uma limpada geral na casa? Relaxem, sorriam mais e aprendam a agir como pessoas. Esta é a única forma de continuar “in”. Troque o Diabo veste Prada por Vinhas da Ira e vire um cinéfilo cult. Se bobear vai ficar como Scarlet, que o vento levou.

HOMMO APRESSADUS OU FEMME CONSUMMIS


Eu quero. Este é o verbo que movimenta suas existências. Quanto mais rápido melhor, não importa o preço. Vale tudo para atender necessidades imediatas e consumir o que está bombando na mídia ou conquistar a melhor posição profissional. Hierarquia, trabalho em equipe e experiência para que? O negócio é se dar bem. Mas atenção, a casa pode cair e suas versões de Wall Street vão entrar num clima de Apocalipse Now. Então, o melhor é curtir as coisas simples da vida e fugir em um barquinho enquanto a tardinha cai.

HOMMO CONECTUS OU FEMME FACEGIRL


Sua adrenalina é feita de uma caixa de mensagens cheia, torpedos no celular e bate papos intermináveis nos chats da vida. Vocês esqueceram da vida lá fora e está difícil de desconectar. É hora de sacudir o esqueleto em busca de uma endorfina real. Troque seu Ipad, Iphone ou smartphone por um chiclete e saia correndo sem parar como Forrest Gump. É isso ou o Poderoso Chefão vai tomar conta de sua vida virtual e real.

HOMMO INVISIBILIS OU FEMME NORMALLIS


“Não sei” para você é verbo e decidir qualquer coisa é sempre complicado. Se volta e meia andam dizendo que você parece com alguém não sei quem ou terminam a relação dizendo que você é uma pessoa muito legal, a coisa tá pegando. Procure um cinema poeira para assistir Easy Rider ou Telma e Louise antes de virar um vampiro de romance bestseller. Libere logo seu lado James Dean ou Marylin Monroe escondido nos porões de sua alma.

HOMMO SENSIBILISSIMOS OU FEMME ANSIOSIS

Qualquer coisa é motivo de choro. Toda hora acham que vai ter enfarte. É emoção demais para uma simples carcaça. Haja tranqüilizante para esta montanha russa. Viver é correr perigo mas tudo tem limite. Sensibilidade demais também atrapalha. Saia do Pânico e deixe a Premonição no caminho. Escolha um bom filme de Truffaut e conheça o homem que amava as mulheres.

HOMMO CORDIALIS OU FEMME BOAZINIS


É legal vocês serem tão bacanas e dizer sim a tudo mas uma hora isso irrita também. Quando foi a última vez que você disse não de forma séria? O agente OO7 de Sean Connery sofreu pra caramba com o satânico Dr No e você não deve continuar mais vendo reprises de seriados bobos com a sensação de que as coisas vão continuar como estão. Pode começar a discordar de tudo que eu disse. Mas depois é melhor tomar um porre de filmes de Bergman para descobrir sua verdadeira persona.

HOMMO ENERGETICUS OU FEME ACADEMIS


Nem o Stallone na série Rocky aguenta um pique anabolizante e aeróbico desse todo dia. Vitaminas, corrida, gordura transcorporal, é demais! Chega de por alface no cérebro e de fugir das calorias inúteis. Se eu fosse você, em vez de entrar no pique daquele coelho correndo de forma paranóica é melhor entrar na onda do chapeleiro maluco e deixar Alice curtir o país das maravilhas. Melhor comprar logo um hot dog e ficar sentado à beira do caminho olhando o povo passar.

E agora?

No final das contas ninguém é normal e todos são loucos. Se após descobrir seu infográfico pessoal e ler as dicas você ainda sente um Estranho no Ninho, melhor procurar um analista, terapia alternativa ou ler mais horóscopos.
A vida não é filme mas o cinema pode nos fazer sonhar mais, chorar ou rir durante algumas horas. Tudo vai acabar dando certo, de uma forma ou outra, desde que a humanidade no final não acabe chegando ao Planeta dos Macacos.
Fim.

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r