Atualmente, não basta chegar a um cliente e conseguir fazer um trabalho. O mercado está muito competitivo com profissionais mais preparados e maior exigência de qualidade. Precisamos fazer e entregar algo mais, que faça o diferencial para encantar e fidelizar o cliente.
Seguem 7 dicas simples e diretas para construir e manter uma relação sólida :
1 - Investigue
Cada cliente é único. Converse com ele, pesquise informações da empresa, estude o estilo de gestão, o perfil da equipe e a filosofia da empresa. Conheça-o bem, sua forma de pensar e agir, os concorrentes e seu mercado.
2 – Atenda bem
Sempre tenha tempo e disponibilidade para seu cliente. Nunca adie respostas, de preferência contacte antes de ser chamado. Use todos os recursos, celular, e-mail, mensagens de texto, skype. Esteja atento às suas reações e responda rápido.
3 – Seja sincero
Avalie as expectativas de seu cliente e coloque sua opinião de forma clara. Não tenha medo de expor opiniões e não prometa coisas irreais ou fora de sua responsabilidade. Mostre objetividade nos prazos, propostas e orçamentos.
4 – Envolva-se com o negócio
Sinta-se como parte da empresa. Vista a camisa, divida os sonhos e riscos do seu cliente. Tente entrar em sintonia e pensar como ele e sua equipe, colaborando assim nos processos de tomada de decisão e estratégia.
5 – Dedicação
Acompanhe cada passo, durma com a coisa na cabeça. Podem surgir novas idéias ou uma melhora do que você preparou. Não se limite ao que se propôs fazer, ouse, arrisque. Não se limite só ao que foi pedido, surpreenda. Se as propostas forem elevar a qualidade do trabalho vale a pena apresentá-las e discuti-las com o cliente.
6 – Visão
Em algum momento procure distanciar-se e ter uma visão geral da coisa, avaliando cliente, estratégias, suas propostas, seu próprio trabalho. Procure pensar algumas jogadas na frente e prever as variantes possíveis. Questione tudo para ter mais certezas de suas escolhas.
7 - Avaliação
Tente perceber a reação real de seu cliente com os resultados. Saiba ouvir críticas ou perceber pontos que podem ser melhorados. Não hesite em mudar ou começar de novo o processo.
Concluindo, são dicas simples, mas que na prática requerem esforço, dedicação e atenção. Relações com um cliente não são apenas questão de valor e criatividade, envolvem também relações humanas, parceria e entendimento.
Pense nisso, pense junto com ele.
@robertotostes
publicado também no PontoMkt