Pular para o conteúdo principal

COMUNICAÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA NA WEB


Já foi o tempo em que a comunicação utilizava um ou poucos meios de transmissão de uma mensagem. Hoje estamos cercados de informação,  barulhos e distrações. Para chamar a atenção precisamos unir inteligência, oportunidade e criatividade. Podemos escrever, editar vídeos, tirar fotos, publicar livros e difundir ideias de uma forma inédita. A internet  dá  voz a todos mas o conteúdo e a originalidade continuam  valendo como diferencial.  Neste campo pequenas empresas derrotam  gigantes e tornam-se líderes em pouco tempo. Se uma pessoa ou  empresa souber usar essas ferramentas da forma correta, pode se destacar  e multiplicar sua visibilidade.  A idéia de um anúncio pode virar um banner ou mesmo um hot site (site temporário de divulgação). Um powerpoint pode virar uma animação ou um video. Saiba conectar e colocar estas mídias no lugar certo maximizando sua audiência. O twitter é um tremendo multiplicador de mídia. Ele espalha links de fotos, videos, blogs, notícias, oportunidades.
Saber usar estas mídias com idéias, palavras, imagens e sons pode criar um impacto inédito. E o retorno que houver será livre e espontâneo, sem intermediários. As pessoas querem essa liberdade e não abrem mão dela. E vão dar o retorno ao comentar e participar. As mídias sociais são o fato novo mas é a boa comunicação que  divulga e o bom conteúdo que empolga e contagia. A idéia inicial é uma faísca que só precisa do combustível certo. Só vai acertar esta receita que parece simples quem ousar, arriscar, tentar e fazer. 

Postagens mais visitadas deste blog

As Pequenas Grandes Qualidades do Twitter

Tudo tem sua forma e tamanho e proporção, conforme o ângulo, o olhar e o ponto de vista. Vejo o  twitter como algo efêmero e surpreendente. Sempre gostei dele por ser pequeno e grande. Por ser rápido, e na maioria das vezes,  sincero. E mesmo nos seus limites de 140 caracteres, dá e sobra para expressar sentimentos de todos os tamanhos. Ele pode ser tipo um fogo de artifício no meio da noite.  Pode ser também um suspiro após um longo vazio ou tristeza. Pode ser como uma lágrima brotando de repente no canto do olho . Ou uma risada solta, do nada, espontânea.  Pode ser também um grande eco, quando é instantaneamente repetido e retuitado por centenas ou milhares e pessoas. Nem sempre pela mesma razão ou causa. Às vezes se fala besteira mas faz parte. Mas quem diz assina e não pode voltar atrás. Ele é sempre mobilizador e provocativo, viral, barulhento. Como se alguém dissesse naquele momento exatamente o que a gente gostaria de dizer. O Twitter acre

Voltando às origens

Nos últimos anos temos visto grandes empresas sumirem do mapa, algumas com décadas de existências ou centenárias, assim como profissões que se extinguem ou então passam por mudanças radicais.  Isso leva a uma grande questão que vale para empresas e profissionais, no que se refere à identidade, valores e proposta de vida. As empresas tem algo a ver com as pessoas e vice-e-versa. Lá no fundo de nós existe uma semente inicial, que é ao mesmo tempo nossa verdade e o motor que nos impulsiona todos os dias. Mas em alguns momentos nos perdemos desta referência. Neste processo podemos simplesmente sair da estrada e demorar para retomar o caminho.  Quando os tempos são acelerados ou após muitas mudanças de curso isto talvez fique ainda mais complicado. O banco do qual sou cliente já mudou de marca três  vezes nos últimos anos e continua no mesmo lugar. Alguns dos funcionários ou gerentes ainda conheço.  Não posso deixar de imaginar e tentar entender em tempos como

NARCISO E OS ESPELHOS SOCIAIS

Diz a lenda que Narciso era um jovem muito belo mas que não se sentia atraído por ninguém. Um dia ao debruçar-se sobre o lago apaixonou-se pela própria imagem. Não conseguiu mais parar de olhar seu reflexo e acabou morrendo assim. Em tempos de mídias sociais multiplicamos nossa imagem em sofisticados espelhos. Nossas fotos  povoam o facebook e instagram, nossos comentários e opiniões espalham-se pelo twitter e outros programas de mensagem instantâneas. Nossos diários ocupam blogs, qualquer vídeo pessoal pode chegar ao youtube ou vimeo e alcançar milhares ou milhões de pessoas. Já compartilhamos álbuns e imagens pessoais mais na web do que na vida real. Como se nos dividíssemos em múltiplas personalidades. O que sobra da identidade original de alguém que a torna pública e cuja vida digital ultrapassa a real? Quem domina o verdadeiro alter ego? Como concorrer com avatares de centenas ou milhares de amigos e relacionamentos que não param de crescer e multiplicar? Corremos o r